Faça o Login ou Cadastre-se!
Logar
TOP 20 - Melhores games exclusivos de PC, anos 90

Por Thiago Kadooka - 05/08/2015 - 16:15
TOP 20 - Melhores games exclusivos de PC, anos 90

10 anos de games não são fáceis analisar... Mas trabalhando duro nisso, conseguimos separar os 20 melhores games exclusivos de PC dos anos 90, muitos jogos incríveis e extremamente importantes para a história dos vídeo games como um todo!!!


Uma das listas mais complicadas que eu já tivemos que fazer! Ainda mais considerando que são 10 anos de jogos!!! Por conta de estar focando nesse longo período e o PC sendo uma plataforma que evolui tão rápido, diferente das outras listas eu não vou focar apenas na qualidade do jogo em si, também irei considerar fatores como a data que o game saiu e sua importância como game assim como o impacto que ele gerou no seu lançamento.

 

E como sempre, iremos apenas abordar games EXCLUSIVOS!!! Ou seja, games como Tomb Raider, Worms e Unreal Tournament infelizmente não vão entrar na lista! Porém games que inicialmente eram exclusivos e depois de 1 ano ou mais foram lançados para outro console, esses sim vão ser considerados como exclusivos!

Serão permitidos games de MAC, Windows e DOS.

Sem mais delongas, vamos a lista!!!


 

20 - System Shock 2

1999 

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/18_SYSTEM_SHOCK_2.mp3

 

Esse game fez um sucesso enorme entre a crítica, porém suas vendas foram extremamente pobres, e inicialmente vendeu pouco mais de 50 mil cópias.
Porém é considerado até hoje como um dos games mais influentes da época, misturando elementos de RPG com FPS, com menus robustos e jogabilidade afinada.

 

Porém talvez pela complexidade do jogo, o público não se sentiu atraído, na realidade muitos se sentiram intimidados com a dificuldade dos sistemas do jogo

Ainda sim é considerado como um dos grandes games de terror,

 

Eventualmente System Shock 2 ganhou seu sucessor espiritual também dirigido por Ken Levine, o game Bioshock.

 


 

19 - Command & Conquer Red Alert

1996

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/17_COMMAND_&_CONQUER_RED_ALERT.mp3

 

Criando um paralelo com o absurdo, o RTS de guerra Command & Conquer, tomou novos horizontes e fãs com uma aproximação mais absurda, com tesla coils, chronoshifts e várias tecnologias sci fi que incrementaram o jogo enormemente.

 

esse foi o segundo game da série C&C, começando o Red Alert, uma franquia própria atualmente na sua terceira parte já.
WestWood trouxe um game muito bem balanceado e divertido, fazendo essa série ainda trazer várias outras sequencias, fazendo Command & Conquer ser um dos RTS mais famosos do mundo..


 

18 - X-COM: UFO Defense

1993

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/16_XCOM.mp3

 

X-Com veio como um game de estratégia extremamente viciante, e bastante punitivo!
Perder soldados treinados faz parte do serviço, e com certeza vai acontecer bastante com você! E não se engane, nada de phoenix down ou coisa assim, esse game é brutal e faz você realmente trabalhar com a perda!

 

Xcom não fez muito sucesso no Brasil, mas foi um game muito importante pro cenário de games de estratégia do tipo tático, e é acolhido por muitos como o melhor game do gênero até hoje, trazendo inovações conceituais no estilo estratégia. Alguns lugares consideram esse game como um dos melhores de todos os tempos!


 

17 - Day of the Tentacle

1993

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/15_DAY_OF_THE_TENTACLE.mp3

 

Mais uma das obras de Tim Schafer e também Ron Gilbert, e as épocas de ouro dos games da Lucasarts.

 

Esse game ficou na história pelos gráficos vibrantes, e comédia primorosa.

É interessante notar, que esse game, é o segundo da série Maniac Mansion, e o primeiro game existia uma mecânica onde os personagens podiam morrer, causando uma possibilidade de você não poder mais terminar o jogo, tal como também poderia acontecer isso se você fizesse alguma ação em ordem não prevista pelo jogo, como por exemplo, entrar numa casa, ser trancado la dentro e você não pegou um item que ficava do lado de fora.

 

Neste segundo game isso foi corrigido, usando mecânicas para que você só avançasse certos trechos do game se você comepltou tudo que precisava, evitando qualquer tipo de problema com isso.


16 - Fallout 2

1998

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/14.mp3

 

Fallout 2, criou uma legião enorme de fãs, e se tornou um dos grandes nomes quando se remetia a games de RPG americano, ainda mais nos anos 90 que RPG era praticamente todo do mercado japonês.

 

Fallout 2 inovou ainda mais suas mecânicas de game e ainda foi responsável por trazer com força o estilo de wasteland pós apocalíptico nos games, muito elogiado também pela sua mecânica não-linear, deixando o jogador escolher pra onde ele deseja ir encontrando eventos espalhados por todo o jogo e deixando na mão do jogador escolhas sobre como ele mesmo quer terminar certas quests.

 

Hoje Fallout é uma Mega franquia milionária, e teve suas raízes de sucesso aqui. 


 

15 - The Curse of Monkey Island

1997

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/13_MONKEYISLAND.mp3

 

Um dos ultimos suspiros de energia da LucasArts, e definitivamente um belo suspiro.


Provavelmente o melhor game da série, ele trouxe animações muito belas e uma excelente dublagem, permaneceu durante muitos anos como um dos games mais fantásticos graficamente, porém sua época não ajudou muito, pois adventure games não estava lucrando tanto como outros estilos, e já não valia o investimento feito no game em contraste com o lucro que ele gerava.

 

Mesmo assim é inegável ver como a animação e a qualidade do game chega a ser inacreditável, basicamente nessa época nenhum game chegava a um nível de qualidade desses, infelizmente é um dos últimos games de adventure a ser lançado pela Lucasarts.

 

 


 

14 - Full Throttle

1995

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/12_FULLTHROTTLE.mp3

  

Full Throttle foi um game de sucesso enorme, trazendo inspirações de músicas estilo metal da época, criou um mundo maluco mas muito interessante, também sendo graficamente muito bem feito e sua gama enorme de personagens memoráveis é dado como um dos melhores jogos dos anos 90.

 

Seu sucessor espiritual foi Brutal Legend, porém mais um sucessor no estilo do mundo e arte do que na jogabilidade em si.


Esse foi um dos games dirigido por Tim Schafer, dessa vez dirigido completamente por ele, levando o nome dele finalmente a ser conhecido.


 

13 - Duke Nukem 3D

1996

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/11_SUKENUKEM3D.mp3

 

Esse foi um daqueles games que fez todos os adolescentes pirarem, tiros, explosões e mulheres para todo lado com um personagem "super-macho" fez desse game um imenso sucesso.


Mesmo com esse tipo de conteúdo mais "chulo", Duke Nukem 3D é um game com uma jogabilidade excelente, e trazendo algumas inovações muito interessantes como cenários detalhados e gráficos com tecnologia de ponta.

 

Ele foi um game que manteve acesa a chama do FPS forte durante os anos 90.


 

12 - Theme Hospital

1997

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/10_THEMEHOSPITAL.mp3

 

Mais um game da serie "Theme", quando a Bullfrog ainda era uma baita de uma mega empresa de games; deu a oportunidade de você poder construir o próprio hospital, mas com um ótimo senso de humor, e uma boa variedade, esse game foi um dos melhores games do tipo "Tycoon".

 

Doenças malucas como, Invisibilidade, Cabeça inchada (a ponto de parecer um balão) e até DNA Alien que fazem eles virarem alienígenas, mas pra tudo isso existe cura! E no seu hospital você é responsável por pesquisar e construir instalações para curar esses doentes que entram no seu hospital, é maluco sim, porém o game também conta com ferramentas para administrar o seu hospital, fazendo o game rico e completo.

 

O game é bem divertido e desafiador, então pode esperar por horas e mais horas de jogo sempre com novidades.

Hoje alguns jogadores tentam reviver o game, com plataformas como o Corsix por exemplo.


 

11 - Quake II

1997

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/9_QUAKEII.mp3

 

Quake II foi uma das grandes e esperadas evoluções em games, desde o gráfico até sua jogabilidade refinadíssima.


Apresentando os melhores gráficos de todos na época, ele também foi responsável por iniciar o estilo multiplayer de fast deathmatch que veio a ser usado em games como Quake 3 Arena e Unreal Tournament, sendo massivos sucessos em suas épocas.

 

Um fato curioso que até hoje, muita gente elogia especificamente a mecânica da granada, considerada uma das melhores até hoje.


 

10 - Grim Fandango

1998

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/8_GRIMFANDANGO.mp3

 

TIM SCHAFER DENOVO!
Sim, esse provavelmente é o game de maior sucesso que ele já fez, um dos adventures mais aclamados de todos os tempos!


Novamente  fica aí a genialidade do cara em conseguir criar mundos interessantes!!

 

Nesse game você é Manny Calavera, um agente de viagens que vende pacotes de viagem pros mortos para leva-los ao local do descanso eterno! Porém os créditos de seus clientes é definido pelo quanto eles foram boas pessoas em vida.

 

Os personagens são inesquecíveis, como o demônio glutão chamado Glótis, que é o piloto pessoal de Manny, e numa grande aventura pela terra dos mortos, num ambiente tirado do famoso festival mexicana chamado Dias de los muertos.


 

9 - Sim City 3000

1999

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/7_SIMCITY3000.mp3

 

Construir, construir e construir mais um pouco!
Sim City fez nome com seu simulador de construções de cidades, e graças A sua mecânica cheia de detalhes e possibilidades, entrou na história como um dos melhores games do estilo.

 

Divertido é lembrar das catástrofes disponíveis no jogo, desde quedas de avião, até tornados, revoltas e invasões alienígenas!

 

Como sempre o game seguiu o seu estilo bem humorado como os games de Will Wright geralmente são.


 

8 - Roller Coaster Tycoon

1999

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/rollercoaster.mp3

 

Esse game fez a infância de muitos psicopatas, criando montanhas russas do inferno, onde seu trilho simplesmente acabava e o carrinho voava alguns metros lotado de pessoas nele. Quem nunca fez isso? Claro esse não era o propósito real do jogo, mas definitivamente foi uma das coisas que mais nos faz lembrar desse jogo tão divertido.

 

O objetivo de fato é construir montanhas russas, carrosséis e todo tipo de atrações e brinquedos de um parque de diversões, fazendo esse game ser tão memorável!

 

Sua interface bacana de janelas fez o game ser bastante acessível, e tornando o público mais abrangente, é fácil conhecer algum amigo que jogou ele também.


 

7 - Civilization II

1998

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/6_CIVILIZATIONII.mp3

  

Civilization até hoje é considerado um dos games mais "nerds" doo video games, por sua enorme e complexa gama de possibilidades, seguindo uma aproximação de estratégia em turnos, ficou na história como um dos games de estratégia mais importantes de todos os tempos, tem ainda gente que jogar Civilization II até hoje!!!

 

Tendo a capacidade de jogar "sem parar", existem players que levam isso a extremos com partidas extremamente longas, mas épicas na mesma proporção, como por exemplo um jogador que jogou até o ano de 3991


 

6 - Age of Empires II

1999

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/5_AGEOFEMPIRESII.mp3

 

Enquanto civilization pegava sua fatia em games mais "intrincados" e cadenciados, Age of Empires veio pegar sua parte mostrando um game de estratégia em tempo real, onde homens das cavernas progrediam até chegar em épocas romanas com seus soldados de escudo gigante e lanças longas.

 

No segundo game da franquia, conseguiram refinar ainda mais a formula, alcançando níveis competitivos, e agora continuando o caminho da evolução humana, partindo de onde parou no primeiro game, e chegando até os princípios do descobrimento da pólvora e grandes castelos e fortalezas de guerra!

 

Age of Empires II é um daqueles games jogados até hoje e cultuados por muitos como talvez o melhor game da série, recebendo até expansões não oficiais do game!


 

5 - Transport Tycoon

1994

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/transport.mp3

  

Chris Sawyer, não começou em Roller Coaster Tycoon, na realidade começou a sua fama com Transport Tycoon, e explodiu a mente de muita gente na época, mostrando um sistema de janelas que facilitava muito todo a administração do seu negócio no game.

 

Derrubando muitos outros games, como Railroad Tycoon que só tinha trens, Transport Tycoon trouxe todo tipo de transporte, desde ônibus, trens, aviões e até barcos.

 

Hoje existe sua versão revivida para iOS, e também o excelentíssimo oTTD, Open Transport Tycoon Deluxe, que refizeram completamente toda a engine e até a arte do jogo, com suporte a mais de 60 jogadores online ao mesmo tempo, construindo seus negócios e competindo!


 

4 - Diablo

1996

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/4_diablo.mp3

 

O game que reviveu o estilo de Dungeon RPG que estava entrando em declínio bem rápido.

 

Diablo veio com um sistema excelente criando dungeons aleatórias, e quests e eventos que mudam de jogo pra jogo.


Diablo criou uma legião de fãs, e criou história no seu modo online da battle.net, com muita gente se digladiando, ou jogando cooperativamente com amigos.

 

Sério, pare pra ouvir a música no link acima... é de arrepiar os pelinhos das costas hahahaha.


 

3 - Starcraft

1998

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/3_STARCRAFT.mp3

  

Starcraft criou um dos campos de game competitivo no mundo, a tal ponto que na Coréia existem enormes campeonatos em volta de Starcraft, revistas especializadas e até mesmo um canal de televisão voltado apenas para isso.

 

O balanceamento do jogo é tão forte que realmente qualquer coisa pode ser atacada e contra-atacada, criando um game quase perfeito para a área competitiva, oq ue parece uma tarefa impossível considerandoque o game possui 3 raças completamente diferentes.

 

Equilibrar essas 3 raças numa mecânica coesa, é um trabalha titânico e provavelmetne até impossível, mas a Blizzard chegou o mais perto possível da perfeição com esse game.

.


 

2 - Half Life

1998

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/2_HALFLIFE.mp3

  

Half Life foi responsavel por uma das maiores evoluções no meio do entretenimento eletrônico.
HL nos mostrou uma grande riqueza de ambientes, nos fazendo explorar os cenários muito bem construídos e presenciar vários eventos sensacionais que era ainda muito incomum em games da época (hoje regra), e também com a inteligência artificial que realmente te desafiava muito além do "atira-esquiva" da maioria dos jogos da época.

 

Também outra novidade na IA, é o fato de não existir apenas "todos contra você" mas na verdade os alienígenas não são exatamente amigos dos soldados humanos, e nem de você! O que acaba resultando em conflitos muito interessantes que nunca tínhamos visto desse jeito em nenhum outro FPS.


Half Life e a Valve, também trouxeram uma aproximação bastante acolhedora para aqueles que gostavam de criar mods (modificações) para o jogo, e com isso, sua engine trouxe muitos "filhos" tais como Team Fortress e Counter Strike, que foram criado por fãs, e acolhidos pela Valve a se tornarem games oficiais..

 


 

Menções honrosas

Nem todos os games conseguiram entrar na nossa lista, ainda mais se tratando de 10 anos inteiros de vídeo games! Então antes de revelar o primeiro colocado, eis aqui alguns games que não entraram na lista, mas foram jogos sensacionais dos anos 90 e merecem serem lembrados!


 

1 - DOOM

1993

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/299/files/1_DOOM.mp3

 

Doom foi um dos games mais importantes da história do vídeo game! No momento que Doom veio a vida, todos queriam jogar Doom, todos queriam saber o que era Doom.
Ele não apenas foi um sucesso, mas afetou toda a cultura pop, como um dos games mais influentes, todas as empresas queriam Doom, e todas queriam ter inventado Doom.

 

apartir desse momento, praticamente o mercado inteiro se voltou para games no mesmo estilo, seja em primeira pessoa, ou em nível violento voltado para adolescentes 

Um dos games mais aclamados, existindo jogadores até hoje e alguns modders modificaram tanto o conteúdo que agora vemos obras excelentes como Brutal Doom por exemplo.

 

 

Mesmo não tendo sido o primeiro game do estilo, ele foi o responsável por realmente popularizar o estilo First Person Shooter (Tiro em primeira pessoa) no mundo e devido ao tamanho do seu impacto, ele é considerado pelo SN!, o melhor game de PC dos anos 90!



Veja as outras partes desse artigo:
Escolha uma nota no circulo ao lado baseado no quanto você gostou deste artigo!
51 pessoa(s) ja deram uma nota! Dê a sua agora!
Por Thiago Kadooka - 05/08/2015 - 16:15

---Fundador da SN!Somos Nerds---

Apaixonado, Estudioso e Filósofo dos games, Procuro sempre saber mais sobre essa nova forma de arte (sim arte!) e absorvo o máximo que posso sobre o assunto, e venho aqui no grupo SN!Somos Nerds, passar para todos o que eu conheço desse vasto mundo Videogamístico.
∩___∩
| (• â—¡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)



320
Gostou desse artigo? Curta e compartilhe ele!
Nome * :
Email:

Enviar comentário
Patrocinador
Receba as novidades SN! por EMAIL!
LiveStream SN!
Videos originais SN!
Noticias relacionadas