Faça o Login ou Cadastre-se!
Logar
Top 20 - Melhores games de Playstation 2

Por Thiago Kadooka - 23/01/2015 - 01:02
Top 20 - Melhores games de Playstation 2

O mais bombástico e dominante console de todos os tempos, o Playstation 2 fez história no mundo dos video games, aumentando o império do primeiro PSX e ampliando ele ainda mais, com games incríveis, vamos ressaltar os 20 melhores games EXCLUSIVOS!

* Apenas 1 games da mesma franquia! Nesse caso escolhendo o melhor game dentro dessa franquia!

* APENAS GAMES EXCLUSIVOS do Playstation 2!!! (Ou que pelo menos inicialmente eram)

* Infelizmente por serem 20 games, nem todos são possíveis serem citados aqui! Alguns excelentes games ficaram em posições de 21 - 30, então não entraram nessa lista infelizmente!

Introdução

É justo dizer, que o Playstation 2, foi o maior vídeo game de todos os tempos, onde só foi encerrada a sua fabricação em 4 de janeiro de 2013! Oficialmente o console teve 3874 títulos lançados (Dados de Novembro de 2014), e o seu sucesso foi tamanho, que a partir do seu lançamento o mercado de games definitivamente se tornou a imensa powerhouse que é hoje, se tornando mais rentáveis que qualquer outro meio de entretenimento.

 

O Playstation 2 teve seu reinado intacto, possuindo sozinho mais que 70% do mercado, deixando consoles como Gamecube, e Xbox totalmente para trás.

 

Sendo casa de tantos games impressionantes e maravilhosos, o sucessor do Playstation veio continuando games de suas principais franquias, como Final Fantasy, Twisted Metal e Silent Hill! Mas Também trazendo grandes novos games como God of War e Guitar Hero!

 

Então sem mais delongas, vamos começar essa comprida lista mergulhando no rei de todos os consoles! O Playstation 2 !!!

 


 

Shin Megami Tensei: Persona 4

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/persona4ost.mp3

Persona 4, é no geral um pouco diferente dos RPGs que estamos acostumados, o que torna ele bastante especial! Sendo uma experiência diferente do que tem por aí, apesar de ser bastante parecido com Persona 3, essa versão melhorou quase em todos os aspectos necessários se tornando uma excelente continuação para já tão consagrada série!

 

As cutscenes todas em estilo anime, são de qualidade excelente e definitivamente dá aquele sentimento de estar jogando uma história de anime completa!

Alguns dos fatores do game, como a batalha e o seu sistema de dungeons não faz uma sinergia tão boa quanto deveria com a história, mas mesmo assim, é bem cativante. O detalhe primoroso do game de fato é a história e seus personagens muito cativantes!

 


 

Odin Sphere

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/odinost.mp3

Odin Sphere é um jogo 2D de ação e rpg que leva o estilo classico beat-'em-up a um novo patamar
e tem uma das mais lindas animações em 2D que você vai ver pro ps2 com personagens e paisagens muito bem detalhados e cheios de cor.


A historia se passa no mundo de Erion que é Baseado na cultura nordica viking, esse mundo se encontra mergulhado em batalhas mortais entre seus reinos mas a trama central é focada em um artefato magico e uma profecia que está prestes a se cumprir, a partir dai a trama sai do convencional e conta sua historia pela visão de varios personagens diferentes.

 

O gameplay é simples como é de se esperar do jogos do genero, mas ele tem um nivel de dificuldade que evita que o jogo se torne uma porradaria repetitiva


o jogo te poem no controle de um dos 5 personagens jogaveis e você pode visitar varios reinos do mundo de Erion enfrantando muitos inimigos e varios Chefes


cada area é dividia em pequenos estagios que se conectam como se fosse uma teia de aranha assim deixando você explorar varios caminhos diferente para descobrir
novos items ou mesmo ir direto para os chefes.


Alem dos visuais incriveis a apresentação de Odin sphere tem uma trilha sonora maravilhosa e o os atores contratados para dublar os personagens são excelente deixando o dialogo totalmente com voz dando mais peso a narração do jogo.

 


 

Onimusha 3 - Demon Siege

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/onimusha3ost.mp3

Guerra demoníaca na França contemporânea... Quem poderá nos ajudar? Claro que é o Jean Reno!!! Numa participação inconfundível em Onimusha 3! Esse game é fantástico, com belíssimos gráficos e lembram da abertura desse game? que fantástica!!!! (Veja ela mais abaixo).

 

Alguns consideraram a presença de Jean Reno meio galhofa, mas sinceramente pra mim achei muito bacana ver mais rostos familiares fazendo games por aí!

E adivinha quem produziu o game? Keiji Inafune! O Criador de Megaman, parece meio fora de lugar né? mas não se engane, o jogo é um dos melhores do PS2 sem sombra de dúvidas!

 


 

Gran Turismo 4

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/gt4ost.mp3

Gran Turismo é uma das séries mais impressionantes para aquele aficionados profundamente em carros, e esse game se torna um presentasso para tais fãs, possuindo mais de 700 carros diferentes, de até 80 fabricantes!

 

Não apenas isso, a física do game chega a ser quase perfeita beirando a realidade! O apresentador do programa Top Gear, Jeremy Clarkson, analisou o jogo tentando comparar a similaridade sobre a física na direção dos carros, e ficou muito impressionado com a proximidade que o jogo consegue alcançar de detalhes mínimos como diferenças sutis entre modelos diferentes de carros, que mesmo pra ele comentou ser difícil perceber.

 

E assim se mantem como um dos games mais incríveis do PS2, e um dos apenas 4 games que suportam a capacidade de resolução em 1080 linhas no Playstation 2.

 

 


Twisted Metal Black

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/twistedmetalblackost.mp3

Sweeth Tooth, Calypso, Axel, Mr Grimm, todos eles de volta na série que tornou famoso o estilo Car combat, agora tomando sua versão para PS2, ainda com seu humor obscuro e tenebroso.

 

Twisted Metal é a série mais antiga do Playstation ainda ativa! E desde aquela época vem fazendo bonito, e nesse Black, conseguiu reviver a franquia de maneira sensacional! A destruição de carros nunca foi tão boa! Com um redesign em alguns conceitos de personagens e que deu inicio ao novo sweet tooth, que se manteve desse jeito desde então.

Um dos multplayers mais divertidos do Playstation 2, Twisted Metal é um clássico que jamais será esquecido!

 

 


ICO

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/icoost.mp3

Ico, foi um fracasso comercial, mas foi um dos games pioneiros na tentativa de uma aproximação mais artística, e com isso teve que segurar a barra de poder não ser compreendido pelo grande público, com isso se tornou um enorme sucesso de crítica, sendo considerado por muitos especialistas como um dos melhores games da época, por sua história cativante mas diferente, sem quase nenhum diálogo mas com um ambiente e um estilo extremamente próprio e inconfundível.

 

Ico também é conhecido como o precursor de Shadow of The Colossus, sendo ambos dirigidos por Fumito Ueda, (e o tão famigerado The Last Guardian, mas não vamos falar dele por favor...)

 

Ico nos trouxe um mundo estranho e extremamente curioso, que instigava a sua imaginação, você sempre tentanva entender aquele mundo desolado e suas criaturas, é muito estranho como tudo é posto mas te inspira magicamente, um game dificil de se esquecer de fato.

 


Jak 3

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/jak3ost.mp3

A história de Jak e Daxter, criado pela Naughty Dog, veio para o terceiro game dessa franquia exclusiva de PS2.
Desde tempos a Naughty Dog estava querendo criar uma franquia própria, depois de tantos anos trabalhando com a franquia Crash Bandicoot, resolveram criar o mundo de Jak, e começar uma grande e divertida mas também comovente história, se tornando um dos grandes clássicos do Playstation 2!

 

Jak 3, trouxe gráficos impressionantes e uma jogabilidade excelente, levando a história para um novo nível de profundidade na série!

 


Disgaea - Hour of Darkness

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/disgaeaost.mp3

Disgaea trouxe um dos melhores RPGs de Playstation 2, com uma história cativante, e personagens excelentes e inesquecíveis!

 

O game no estilo Tactics, se diferenciou pela capacidade dos personagens chegarem a níveis absurdos, podendo ir até o nível 9999, alcançando quantidades estratosféricas de dano!

 

O game se torna extremamente viciante pela grande quantidade de formas de deixar o seu personagem poderoso, e seu alto nível, viciou tantos jogadores a se prenderem tentando alcançar níveis "Dragon Ball" de poder.

Mas jamais podemos esquecer o Personagem Laharl e Etna (Os únicos recorrentes em toda a franquia!), se aventurando tanto no céu quanto no inferno, junto também aos prinnies, os pinguins que explodem armado de facas, que falam DOOD! Hahahha tantas lembranças felizes e engraçadas desse game!

 


Devil May Cry 3

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/dmc3ost.mp3

O prequel da história de Dante, nos trouxe o melhor game dessa franquia (alguns dizem que melhores até mesmo que o 4 e o reboot DMC), depois do fracasso que foi Devil May Cry 2, a Capcom decidiu voltar e encerrar a franquia no PS2 com chave de ouro!

 

Muita ação, movimentos estilosos e extrema arrogância de Dante, fez todos vibrarem num dos melhores Hack N Slash da história dos vídeo games! E até mesmo novos personagens que fizeram o gosto de muita gente, assim como o tão estiloso quanto Dante, o seu calmo e sereno irmão Vergil e sua Katana Yamato!

 

Esse game vibra "estilosidade", e faz lutas mesmo as pequenas, parecerem grandes shows de habilidades estravagantes e extremamente exageradas, todas no bom sentido e gosto!

 


Dragon Warrior VII

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/dragonquestviiiost.mp3

Dragon Quest que é uma paixão gigante entre os japoneses, talvez não tão grande no ocidente (ainda sim enorme), foi um sucesso gigantesco, no japão tendo recorde de vendas na época e até hoje é o game mais vendido de Playstation 2 no japão!

 

Finalmente a localização americana deixou de lado o nome "Dragon Warrior" e sustentou o nome Dragon Quest Mundialmente! O Game apesar de ser o primeiro completamente em 3D, manteve todo o seu legado de RPG em turnos, experiência, níveis e o tão famoso protagonista mudo!
É uma prova que mesmo os estilos clássicos podem continuar a fazer sucesso, quando bem feitos! Não precisamos mudar tanto a fórmula e tropicar num abismo como foi Final Fantasy XIII ...

 


Okami

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/okamiost.mp3

Okami é um dos games mais belos do Playstation 2, e graças ao seu design de arte, ainda hoje ele é bonito de se ver! Com o visual cel-shaded feito num estilo sumi-e de arte japonesa, o game tem uma característica impossível de não se reconhecer!

No inicio de seu desenvolvimento porém, eles apenas tinham uma base de um lobo branco correndo pela floresta, num visual estilizado, sómente depois o estilo sumi-e foi adotado, como mostra a foto abaixo:

Okami claramente pegou tendencias de Zelda, assim mesmo como o próprio criador admitiu já, mas isso não é uma má noticia já que ele faz isso com imensa maestria, sendo um dos melhores games do Playstation 2 por conta disso, mesmo assim o game saiu no fim da vida do Playstation 2, e acabou não conseguindo o sucesso necessário e a empresa que o desenvolveu foi fechada.

 


Guitar Hero

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/guitarheroiiiost.mp3

Guitar Hero veio e criou uma explosão impressionante, se tornando um grande sucesso no mundo inteiro, e também criando muitas controvérsias como: "Se quer tocar guitarra, vai tocar guitarra e não esse brinquedo de plástico aí..."

 

A realidade é que se as coisas fossem assim, eu estaria sendo jogador profissional de futebol, alpinista, piloto, encanador e nas horas vagas uma maquina de matar deuses gregos...
Games foram feitos para te tirarem da realidade e te colocar num novo mundo, e te fazer ter aquela experiência, e assim é Guitar Hero, onde você toca guitarras, ou por exemplo Ace Combat que você pode ter combates aéreos.

Aprender a tocar guitarra ao invés de jogar... não faz sentido esse argumento gente, por favor, coisas diferentes!!!!

 


Tekken 5

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/tekken5ost.mp3

Apartir do momento que Virtua Fighter criou o gênero de luta 3D, Tekken consolidou o estilo de forma sólida, se tornando o líder do gênero. Tekken 4 veio com gráficos maravilhosos, porém pouquíssimos personagens, então a Nanco resolveu trazer Tekken 5 com uma maré enorme de personagens, e trazendo o melhor Tekken de Playstation 2, com gráficos muito bem polidos e jogabilidade extremamente refinada!

 

A série continua com o seu humor caricato e trazendo muitas coisas bacanas além do modo luta convencional de sempre. Tekken 5 é fantástico, e aquela briga entre amigos e colegas nesse jogo eram várias nessa época!

 

Uma das grandes e mais interessantes sacadas da série Tekken sempre foi a sua aproximação com inúmeros estilos de artes marciais, desde kung-fu e boxe até capoeira e estilos próprios como o Karate Mishima!

 


We Love Katamari

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/welovekatamariost.mp3

Katamari Damacy, foi uma das invenções mais malucas no Playstation 2, rolar uma bola cósmica do tamanho de uma tampinha de garrafa, e rolar ela, grudando coisas nela, até que ela começa a crescer e tomar proporções absurdas, grudando prédios inteiros!

 

We love Katamari, veio para expandir tudo aquilo que entendiamos sobre "rolar bolas cósmicas" e expandiu o game ainda mais, com novos modos, estilos, e lugares incríveis extremamente cômicos!
É um game muito engraçado a um nível genial, o absurdo da situação é tamanho que é impossível não gargalhar com as coisas completamente paspalhonas desse game tão inusitado.

 

É interessante ver também a quantidade de artistas musicais que participaram da composição sonora desse game foi tão grande, e fez com que a trilha sonora desse game se tornasse fantástica!!! Uma das mais impressionantes do Playstation 2, e da história dos video games!

 


God of War 2

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/godofwar2ost.mp3

A saga e a fúria de Kratos continua, agora num game com ainda mais conteúdo, melhores gráficos, mais violência e ação, num dos games mais viscerais do PS2.

 

Agora Kratos traído pelos deuses, persegue vingança, e durante o caminho de destruição que Kratos faz, curtimos uma aventura incrível pelo mundo e submundo da Grécia antiga! Derrubando heróis e deuses e tudo mais que entra em seu caminho.


Um game sem medo de ser feliz, trouxe desde nudez, temas sexuais e muita violência com decapitações, mutilações e tudo o que você imaginar. Apesar dessas "apelações" o game teve uma jogabilidade muito boa, e uma história cativante sobre ódio e vingança que fez Kratos se tornar no grande ícone da Sony.

 


Final Fantasy XII

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/FFXIIost.mp3

Foi de enorme dificuldade escolher entre Final Fantasy X e XII, muito pela questão que FFX possuir uma história fantástica, e FFXII tem uma jogabilidade e cenário muito mais cativantes. Com isso em mente, pela qualidade das quests, dungeons, mapas e cidades gigantescas com um feel de MMO (sem parecer bobo) de FFXII, tenho que escolher ele, pois a linearidade feita em pedra de FFX realmente quebrou muito do que sempre amávamos sobre exploração na série Final Fantasy.

 

Sendo assim, FFXII é um RPG fantástico que mesmo com uma história não tão cativante (as vezes bem chata e política demais), tem um cenário muito impressionante, você se sente jogando num MMO, porém sem aquele grinding tão pesado, e sim numa aventura enorme por terras desconhecidas! Esse game garante uma quantidade de horas de jogo enorme, mas é extremamente viciante! o estilo de triggers faz com que o game funcione automaticamente, mas sem te deixar entediado. Talvez a melhor jogabilidade entre todos os Final Fantasy até hoje.


Kingdom Hearts 2

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/kh2ost.mp3

O Primeiro Kingdom Hearts impressionou todos com a inusitada junção entre personagens da Disney e Final Fantasy, ainda mais quando vimos que tudo funcionou perfeitamente!

 

Kingdom Hearts II veio e nos deixou completamente abalados, gráficos belíssimos e bem coloridos como estávamos acostumados nos desenhos da Disney, e uma trama muito bacana e até mais profunda, como víamos em Final Fantasy, E também manobras mais audaciosas do herói Sora, com movimentos estilosos que deixariam Dante de boca aberta!

 

O game está ainda maior que o anterior, e a volta de tantos personagens é muito legal, alguns deles voltam continuando a backstory que rolava no primeiro, é tido pela Squaresoft como um dos games mais queridos da empresa, e por muitos fãs é dado como um dos melhores games da história, mesmo quem era novo, se apaixonou pelo jogo, e os mais velhos se intrigaram com a jogabilidade intrincada e a história profunda dentro daquele universo tão misto!

 

Kingdom Hearts é um dos games mais marcantes de todos os tempos.

 


Silent Hill 2

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/silenthill2ost.mp3

Silent Hill 2, trouxe para os videogames uma profundidade impressionante, com uma história significativa e muito coesa, onde cada aspecto do game, cada elemento,até mesmo os monstros, tem um significado verdadeiro para a trama, que agrega para a história tornando tudo uma obra sólida, intrínseca e detalhada.

 

Não só isso, trouxe um terror tão enorme, que ficou conhecido até hoje como o game que mais apavorou a infância dos gamers. Criou o grande ícone Pyramid Head.

 

Silent Hill 2 foi muito importante para o universo dos games , ele conseguiu transformar muito do que acreditávamos sobre narrativa em games não poder ser tão profunda ou séria, a ideia de que games não tinham um lugar em dramas mais profundos, desapareceu, e aí finalmente vimos que os games tem muito para contar, isso graças ao Silent Hill 2, que não foi um simples game de terror, mas sim uma grande obra que é usada até hoje como exemplo de story telling e mix entre game e narrativa, de uma maneira incrível.

 


Metal Gear Solid 3 - Snake Eater

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/mgs3ost.mp3

Falando de narrativa espetacular, Metal Gear Solid conseguiu transformar um game numa completa experiencia cinematográfica!


Metal Gear Solid 3, trouxe na sua aparência 007 Bondiana, novamente uma história bastante complexa, e cutscenes incríveis, todas feitas em tempo real, ou seja, não são apenas vídeos e sim parte do jogo, agora também com a característica de sobrevivência, onde você precisa comer para sobreviver, e curar seus ferimentos como, perfurações por balas, queimaduras, e até mesmo remover sangue sugas do seu corpo.

 

E assim como marca da série, esse game trouxe mais boss fights impressionantes, com um tema incrível para cada uma, é o gênio Hideo Kojima trabalhando e criando lendas como ele sempre fez! É impossível esquecer algumas das batalhas mais interessantes e criativas da história dos video games. A genialidade não está apenas no visual, ou background dos personagens, mas nas boss fights, Kojima sempre tenta trazer uma experiência única, muitas vezes com um pensamento bastante fora do comum, como por exemplo, a longa batalha contra o sniper The End, ou contra o espírito The Sorrow, onde vemos mecânicas únicas!

 

Se um dia eu fizesse uma lista de melhores Boss Fights da história dos videogames, os 10 primeiros (pelo menos) estariam todos com personagens da série Metal Gear.

 

Mas não só isso, Metal Gear é uma chuva incrível de ideias, assim como quando vejo ideias maravilhosas funcionando em Super Mario Galaxy por exemplo, em MGS é possível ver a tentativa de Kojima para novas aproximações, e isso que torna jogar Metal Gear Solid, uma experiência tão rica! É o trabalho de um mestre, feito da maneira mais perfeita possível.


Shadow of the Colossus

https://www.somosnerds.com.br/noticias/imagens/302/files/sotcolossusost.mp3

E o melhor game de Playstation 2, com certeza não iria ser brando, uma das melhores e mais incríveis experiencias da minha vida jogando vídeo game, foi nessa belezinha aqui.

 

É bem perceptível o ambiente parecido com ICO nesse game, só que você não enfrenta grandes quantidades de monstros, mas sim, colossos, criaturas imensas, aparentemente invencíveis.

 

Quando você percebe suas capacidades, e escala o primeiro colosso, sério... dá um frio na barriga, de tão incrível é aquilo...
O senso de tamanho das coisas, a música orquestrada, os belos gráficos, tudo trabalha em harmonia pra trazer um dos games mais incríveis DA MINHA VIDA!!!
Está guardado pra mim como um dos momentos mais inesquecíveis.

 

Cada colosso tem sua própria característica e habilidades, então cada batalha é nova e única.

É muito interessante sentir o tempo desse game, a maneira como antes de enfrentar um colosso, você anda com o seu cavalo por aquelas terras isoladas, tudo muito calmo, sereno. E no momento que você encontra o colosso, tudo muda, você percebe a tensão subindo nesse exato momento, tudo se torna mais obscuro, e derrepente a batalha começa e o clima completo do jogo muda.

A imersão que isso traz é enorme, você consegue se sentir um herói quando começa a escalar as costas de um colosso, e subir na cabeça dele e enfiar a espada, nada é igual a isso!

 

Esse é um dos games mais impressionantes da história dos video games, não é leviano dizer que ele foi um game responsável pelo que compreendemos como game arte, hoje em dia, e por isso Shadow of The Colossus, é um game tão importante, e definitivamente o melhor game de Playstation 2, de todos os tempos.

 



Veja as outras partes desse artigo:
Escolha uma nota no circulo ao lado baseado no quanto você gostou deste artigo!
60 pessoa(s) ja deram uma nota! Dê a sua agora!
Por Thiago Kadooka - 23/01/2015 - 01:02

---Fundador da SN!Somos Nerds---

Apaixonado, Estudioso e Filósofo dos games, Procuro sempre saber mais sobre essa nova forma de arte (sim arte!) e absorvo o máximo que posso sobre o assunto, e venho aqui no grupo SN!Somos Nerds, passar para todos o que eu conheço desse vasto mundo Videogamístico.
∩___∩
| (• â—¡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)



320
Gostou desse artigo? Curta e compartilhe ele!
Nome * :
Email:

Enviar comentário
Patrocinador
Receba as novidades SN! por EMAIL!
LiveStream SN!
Videos originais SN!
Noticias relacionadas