Faça o Login ou Cadastre-se!
Logar
Os 20 Melhores Games de Playstation

Por Thiago Kadooka - 23/01/2014 - 12:40
Os 20 Melhores Games de Playstation

Playstation foi uma explosão tão grande de títulos, escolher os 20 mais realmente é um trabalho doloroso, mas aí está pra vocês!

* Apenas 1 games da mesma franquia! Nesse caso escolhendo o melhor game dentro dessa franquia!

* APENAS GAMES EXCLUSIVOS do Playstation!!! (Ou que pelo menos inicialmente eram)

* Infelizmente por serem 10 games, nem todos são possíveis serem citados aqui! Alguns excelentes games ficaram em posições de 11 - 20, então não entraram nessa lista infelizmente!

 

Playstation foi um dos consoles mais importantes em toda a história, explodiu de uma maneira extraordinária pelo mundo.

 

Essa explosão foi tão grande, que gerou tantas centenas de games, e não apenas games, grandes e imensas obras que entraram para sempre na história dos video games, como obras únicas!

Franquias nasceram e outras continuaram seu legado!

 

Sendo a primeira vez que um console de mesa, vendeu tanto assim, abrindo também portas para a entrada de um público mais maduro para os games!

 

Sendo assim, vamos começar a lista desse épico histórico!


Dino Crisis 2

 

Apesar do segundo game não ser feito pelo (famoso) diretor Shinji Mikami da série Resident Evil, esse segundo é um pouco mais voltado a ação do que o anterior, (porém o anterior, é multiplataforma) mesmo assim, o game foi um sucesso, e numa época boa para se escolher tema com dinossauros.

 

Dino Crisis 2, teve uma sequencia direta, o Dino Crisis 3, mas não fez tanto sucesso.;

 


Spyro the Dragon 2

 

Spyro the Dragon 2: Ripto's Rage, é conhecido no japão como Spyro x Sparx: Tondemo Tours

 

No logo de título da versão japonesa, da maneira que ficou escrito, ficou curiosamente parecido com Ripto, assim os criadores do game acharam um ótimo nome e usaram esse nome para o vilão do segundo game.

 

Outra curiosidade bacana, é que durante épocas onde jogos muito maduros como Metal Gear e Final Fantasy estavam saindo para o Playstation, a Sony queria uma aproximação mais infantil para poder competir com a Nintendo, e assim vieram com a idéia de Spyro, onde o nome vem de Pyro do grego que significa fogo e com spiro, que é respiração em latim.

 

Spyro foi fantástico pela metodologia criada, para se carregar ao mesmo tempo, amplos cenários, então conforme você se aproximava de determinado lugar distante, o game ia pouco a pouco carregando aquele cenário.

 

A música de Spyro, foi composta por Stewart Copeland, baterista da banda The Police

 


Breath of Fire IV

 

Inicialmente Breath of Fire IV era para ser lançado para o Playstation 2, porém perante uma revisão ficou para o Playstation.

 

Um dos últimos suspiros do console, Breath of Fire IV, pôde gozar de regalias tecnológicas da época assim fazendo ele um dos games mais bonitos do PS1, os gráficos em 3D muito bem feitos e suaves, assim como uma excelente animação em 2D (combinação já feita em Breath of Fire III).

 

BFIV com sua história bela, e excelente trilha sonora, nos faz lembrar dos tempos de ouro dos RPGs japoneses, e suas aventuras maravilhosas (ouça a música e só com ela já faz você sentir o que eu estou querendo dizer).

 


Um Jammer Lammy

 

A sequência de Parappa The Rapper, veio com um nome também um tanto diferente, mas dessa vez não com o foco em rap, mas na guitarra!

 

Parappa inventou o estilo de Rhytm games, e como pioneiro uma carga pesada veio na sequencia,, mas cumpriu com um game ainda melhor, mais fases, mais músicas e uma história bem doida pra fazer jus a franquia!

 

A musica final do game "Got to Move" foi minha música preferida durante muitos anos, e ela obrigatoriamente sempre está na minha playlist de favoritos.

 


Medal of Honor: Underground

 

Alguns lembram de Medal of Honor como simplesmente um game de guerra, com tiro gente morrendo e nada mais que isso...

 

Desafio você a ouvir a trilha sonora tema de Medal of Honor Underground e continuar com essa opinião. (ouça na barra youtube acima).

Trilha feita por Michael Giacchino (faça aí sua lição de casa e pesquise quem é esse cara), fantástica, graças a isso, esse game tem uma das trilhas sonoras mais fantásticas do Playstation.

 

A personagem principal, Manon Batiste, é baseada em Hélène Deschamps Adams, uma veterana de guerra que foi membro da OSS.

 


Parasite Eve 2

 

Parasite Eve, a série de games baseadas no livro de mesmo nome, fez um sucesso imenso, muito em particular com a personagem principal Aya Brea, que rendeu várias e várias fan arts e bonequinhos de todo tipo!

 

O segundo game, já apresentou uma jogabilidade melhor e alguns conceitos novos bacanas.

 

Mesmo assim sempre foi considerado por muitos um "Resident Evil, com twists" o que pode ser verdade por um lado, mas por outro é bem errado de se dizer.

 

na realidade eu diria que é o que agente consegue tentando mesclar resident evil e final fantasy.

 


Syphon Filter 2

 

Da mesma maneira que o vírus Syphon Filter foi projetado para se espalhar, o game Syphon Filter se espalhou como um vírus! Fazendo sucesso em várias partes do mundo, principalmente na região do Reino Unido (onde foi best seller naquela época)

 

Apartir do segundo game, a série iniciou seu modo multplayer, que era bem divertido (apesar de vários possíveis exploits pelas fases), Mas o que com certeza fica na memória de todos sobre esse game, é o Taser que podíamos eletrocutar o inimigo até torrar ele completamente!


Driver 2

 

Driver 2, era aquilo que queríamos que GTA fosse (lembrando que GTA 3 só saiu na próxima geração) e seu mapa aberto com perseguições policiais num ambiente completamente 3D, realmente fazia a galera delirar!

 

A coisa ficou ainda mais intensa no segundo game, quando adquirimos a habilidade de sair do carro e roubar outros carros, fazendo o free play muito mais divertido!

 

Pena se não fosse a quantidade IMENSA de bugs dentro do game, desde carros voando, até a buracos inexplicáveis no meio da cidade onde todos caiam, e nunca mais eram vistos!

 


Vagrant Story

 

O ultimo game da Squaresoft (Hoje Square Enix) para o Playstation 1.

A Square colocou tudo que aprendeu e extraiu nesse game!

 

Porém pela primeira vez, experimentando com cenários e personagens completamente 3D! (Final Fantasy tinha o cenário uma imagem estática, e Final Fantasy Tactics que tinha o cenário completamente 3D, tinha os personagens em sprites 2D)

 

Isso pôde fazer com que a Square experimentasse diferentes ângulos de câmera podendo assim usar novas aproximações de narrativa que antes não eram possíveis graças aos cenários estáticos que não podiam ter seu ângulo mudado.


Xenogears

 

Uma das obras mais promissoras de Tetsuya Takahashi, onde pela primeira vez, ele pode ter o controle total da obra e assim dirigiu ela, escrevendo o roteiro e sendo responsável por boa parte de toda a trama do game.

 

Ele já trabalhou em games como Chrono Trigger, e todo o resto da Saga “Xeno”, sendo assim Xenosaga e Xenoblade.

 

O game com sua história muito profunda e bastante complicada, é enorme, e para gamers de primeira viagem nessa obra, tendem a demorar algo aproximado a 100 horas de jogatina!

 


Crash Bandicoot 3

 

Engraçado ver como a grande desenvolvedora de obras intrincadas como Uncharted e Last of Us, começou com games num estilo mais “picante” e logo após isso, a Naughty Dogs recebeu o trabalho de encarnar o carismático personagem da Sony, em um game.

 

Crash Bandicoot  foi de certa forma um fracasso, apesar de vendas agradáveis, o jogo foi muito mal falado pelos críticos.

 

Porém então a Naughty Dogs resolveu dar uma bela refinada na jogabilidade e nos gráficos trazendo assim um game muito mais completo e variado que o primeiro, trazendo assim um aclamado sucesso de vendas e crítica!

 

Mas na terceira vez que eles acertaram em cheio e trouxeram o melhor game de Crash (pelo  menos até hoje) com uma variedade incrível de tipos de fases, e um imenso e inesquecível senso de humor!

 


CTR Crash Team Racing

 

Crash conseguiu criar uma base de fãs enorme, já considerado o mascote da Sony para o seu Playstation, concorrendo com Mario e Sonic, e da mesma forma, resolveram criar um Kart Racing, baseado em todo o universo criado para Crash!

 

Assim conseguindo trazer o melhor do universo de Crash e adicionando uma jogabilidade excelente, foi possível um twist bem legal das plataformas para as pistas malucas de CTR.

 

CTR não ficou devendo nada para Mario Kart, e na realidade, pode ser considerado o melhor Kart Racing daquela geração, graças a sua jogabilidade refinada, gráficos belíssimos e uma trilha sonora característica da série mas muito diversa.

 

 


Tenchu 2

 

Tenchu 2 melhorou conceitualmente tudo do antigo game, porém deixou de lado um pouco do misticismo fortemente presente no primeiro game, deixando espaço para uma história mais aberta a ideologias menos místicas.

 

Tenchu nos mostrou o que de fato era ser um ninja, nada de sair batendo em todo mundo que você vê, mas sim pensar cuidadosamente nas suas ações, e tentar pegar inimigos nas sombras, sem alertar os inimigos locais.

 

Ainda também presente com um criador de fases, o game estava mais completo que nunca.

 


Gran Turismo 2

 

Gran Turismo é uma série que até hoje inspira "qualidade".

Quando se ouve que vai sair um Gran Turismo, já esperamos uma qualidade superior, fora de série!

Apesar disso, no inicio, Gran Turismo não tinha bons pressagios, era um game caro que durou 5 anos para ser feito, e no fim o próprio desenvolvedor Kazunori Yamauchi, disse que não ficou satisfeito com o produto final.

 

O esforço em fazer esse game foi tão grande, o game foi feito com uma equipe de 7 a 15 pessoas no total

Yamauchi conta o seguinte sobre a época de desenvolvimento do game:

"Demorou 5 anos, nesses 5 anos, não conseguíamos ver o fim. Eu acordava no trabalho, dormia no trabalho, se estava ficando frio, então eu sabia que era inverno. Acredito que passava cerca de 4 dias por ano em casa"

 

Com essa produção espartana, conseguiram um ótimo produto, e então puderam aperfeiçoar ainda mais a formula na segunda sequencia do game.

 


Silent Hill

 

Com uma trilha sonora impressionante de Akira Yamaoka e as visões conturbadas de Keiichiro Toyama, a Konami conseguiu trazer um dos thrillers mais famosos dos vídeo games, e que conseguiu uma trama obscura e misteriosa bem diferente de seu rival Resident Evil que tinha uma trama mais socio-caótica.

 

Apesar da ação um pouco pobre o game brilhava na ambientação, e conseguir te colocar numa imersão tão diabólicamente orquestrada, que até hoje pra quem ja jogou isso na sua infância, está marcado para sempre como um dos momentos mais horripilante de suas vidas!

 

Silent Hill ficou marcado pra sempre como uma dos games mais sombrios de todos, e até hoje é cultuado como uma obra de qualidade sem igual, inalcançável.

 


Castlevania: Symphony of the Night

 

Castlevania Symphony of The Night (diga-se de passagem eu adoro os nomes dado aos games da série Castlevania nos EUA) tem com certeza a melhor trilha sonora da série, e uma das melhores do Playstation, 

 

Vendo que há muito tempo não saia um game de Metroid, o time da Konami responsável por Castlevania, pensaram em fazer algo parecido com o sistema de mapa deles, onde o game é um mapa consistente e sólido, onde você pode seguir diversos caminhos fixos em uma grande estrutura.

 

O incrível é que eles não somente imitaram o estilo de Metroid, mas fizeram com tamanha maestria, que hoje, esse estilo é conhecido como "Metroidvania", e os demais games da séries Castlevania seguiram esse rumo.

 

Porém não foi só isso que fez com que C SOTN se tornasse um dos melhores games de Playstation, ele aderiu um sistema de leveis, assim como equipamentos, magias e até mesmo "pets", tudo feito com excelente capricho! tornando assim SOTN um game magestral.

 

OBS: Talvez muito não tenham percebido isso ainda... mas enfim, fikdik, Alucard (o personagem principal do game), leia o nome dele ao contrario ALUCARD.

 


Final Fantasy Tactics

 

Depois do sucesso de Ogre Battle e Tatics Ogre, exatamente a mesma equipe, se juntou com a equipe da Square, e então desenvolveram Final Fantasy Tactics!

 

Um game incrível, referência para qualquer game estilo Tatics até hoje! o Balanceamento do game é de uma finesa quase perfeita, e claro, como é de costume da série Final Fantasy, ele tem uma história magnifica, e muitos podem não saber, mas o mundo de Ivalice é o mesmo de Final Fantasy XII, até mesmo alguns summons como Belias (Velius no FFT) e Adramelch.

 

Final Fantasy Tactics é o Spinoff da série Final Fantasy de maior sucesso, é uma vertente que gerou outros games também, porém mesmo assim esse primeiro é considerado o mais bem polido entre todos.

 


Chrono Cross

 

Depois de algum tempo do lançamento de Chrono Trigger, a Square decide lançar Radical Dreamers que é uma visual novel para o Super Nintendo, lá ja existia o personagem Serge e Kid.

 

Depois de algum tempo a Square decidiu que ja era hora de criar um game definitivo e assim usando como base a história de Radical Dreamers, criaram Chrono Cross!

 

Apesar do game ser uma sequencia de Chrono Trigger, os desenvolvedores tentaram se manter o máximo possível distante dos personagens e história dele, e criar um conjunto completo para Chrono Cross, apenas ligando conceitos de viagem a mundos diferentes (no caso do Trigger no tempo, e do Cross dimensões paralelas).

 

O game fez um sucesso extremamente explosivo, com uma imensa aceitação por todos os fãs da série.

 


Final Fantasy VII

 

Final Fantasy VII é a obra mestre da Square no Playstation.

Foi o game mais caro já feito naquela época, e juntou mais de 120 artistas diferentes para compor toda a obra.

 

Durante o desenvolvimento inclusive da história do game, o principal roteirista Yoshinori Kitase, perdeu sua mãe, e com isso ele percebeu que no jogo ele queria fazer os jogadores poderem sentir um forte sentimento, poder fazer os gamers passarem o choque da perda, e assim ele decidiu que um dos personagens deveria morrer durante a trama.

 

Quando os jogadores se sentiram chocados e alarmados pela morte de Aeris, alguns até mesmo enfurecidos, então Kitase numa entrevista comentou que seu objetivo teve êxito.

 

Final Fantasy VII, teve uma história incrível, envolvendo conspirações governamentais, o sistema de fluxo da vida no planeta o Lifestream e um vilão inesquecível considerado até hoje um dos tops na história dos games! Seu embasamento filosófico pode não ser percebido por muitos, mas faz seu nível artístico bater nas nuvens, um dos games mais memoráveis da história.

 

Final Fantasy VII trouxe para a Square sua época de ouro, causando para Square o status magnânimo de  desenvolvedora, onde seus lançamentos decidiam o sucesso de um console.

 


Metal Gear Solid

 

Metal Gear Solid é perfeição.

 

E logo digo que não uso essa palavra levianamente, MGS merece o título “perfeito” por méritos reais!

 

Hideo Kojima, quem criou escreveu e desenvolveu o game, tem seu dedo em praticamente todos os aspectos do game! MGS é o produto da mente de Kojima quando ele decidiu fazer o melhor game de Playstation, e não digo isso por mim não, Kojima alegadamente teve esse objetivo.

 

Kojima como uma pessoa totalmente perfeccionista, fez com que cada aspecto do game fosse minimamente pensado, tal qual por exemplo, cada modelo 3D de mesa dentro do game, foi feito individualmente, nenhuma é igual! ele fez questão que o ambiente fosse criado dessa maneira para que o jogador tivesse o máximo possível noção de um lugar real!

 

Ele foi sempre fã de cinema e filmes de ação como 007, e por tal motivo seu sonho era ser cineasta, porém, ao jogar pela primeira vez Super Mario Bros num famicom, Kojima percebeu que era aquilo que ele queria fazer na vida, e logo começou a fazer games na Konami.

Durante uma escala tortuosa, levando rasteira de muita gente, ele alcançou status e finalmente pôde fazer algo que ele nunca pôde, em Meta Gear Solid ele conseguiu trazer o cinema para os vídeo games, criando uma obra completa e cinematográfica jamais vista nessa mídia. Podendo contar uma história espetacular usando os vídeo games.

 

Metal Gear Solid alcançou excelência não só em gráficos, mas também jogabilidade, ambiente, história, trilha sonora e design; Tudo feito com perfeição, e sem dúvidas alcançando o status de melhor game de Playstation da história da humanidade!

 

 

 



Veja as outras partes desse artigo:
Escolha uma nota no circulo ao lado baseado no quanto você gostou deste artigo!
12 pessoa(s) ja deram uma nota! Dê a sua agora!
Por Thiago Kadooka - 23/01/2014 - 12:40

---Fundador da SN!Somos Nerds---

Apaixonado, Estudioso e Filósofo dos games, Procuro sempre saber mais sobre essa nova forma de arte (sim arte!) e absorvo o máximo que posso sobre o assunto, e venho aqui no grupo SN!Somos Nerds, passar para todos o que eu conheço desse vasto mundo Videogamístico.
∩___∩
| (• â—¡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)



320
Gostou desse artigo? Curta e compartilhe ele!
Nome * :
Email:

Enviar comentário
Patrocinador
Receba as novidades SN! por EMAIL!
LiveStream SN!
Videos originais SN!
Noticias relacionadas